
Menu
Itu é conhecida como a “Cidade dos Exageros”, graças ao humorista ituano Francisco Flaviano de Almeida.
Tudo começou em um popular programa de TV nos anos 60, onde Francisco interpretava o caipira “Simplício”. Durante o programa, ele contava histórias sobre sua terra natal – sempre de forma exagerada.
Essa brincadeira ganhou tanta fama que, consequentemente, intensificou o fluxo de turistas interessados em conhecer seus objetos gigantes, como por exemplo, o orelhão e o semáforo. Eles são os mais famosos e estão localizados na principal praça da cidade.
Além disso, a cidade é muito conhecida por sua história. Itu é considerada o berço da República Brasileira, por ter sediado a primeira Convenção Republicana do Brasil, em 1873.
Itu é considerada a terceira estância turística do estado de São Paulo. A cidade tem diversas opções de passeios que garantem uma viagem inesquecível para toda a família.
Não sabe o que fazer em Itu? Então vem com a gente e embarque nessa lista que preparamos para você conhecer os principais pontos turísticos da cidade e região:
O passeio de Trem Republicano é uma das mais recentes atrações da cidade. Durante 1 hora, tempo da viagem entre Itu e Salto, é possível fazer uma verdadeira viagem no tempo por meio do trem turístico, que conecta o passado com o presente. É um convite a revisitar a história da Convenção de Itu, um marco republicano da nossa história. Entenda como o evento de 1873 foi fundamental para a Proclamação da República anos depois, em 1889.
Parque ao ar livre com playground, escorregadores, mini casas temáticas e muitos outros brinquedos. Totalmente acessível a crianças com mobilidade reduzida, há opções para cadeirantes, como o gira-gira e balanço. O local é indicado para crianças de até 10 anos.
Visitar a Fazenda do Chocolate de Itu é praticamente fazer uma viagem no tempo para o século 17, mas acima de tudo, o destino certo para quem ama chocolate. Em meio à natureza, o local também oferece diversas atrações sobre a vida no campo. Aproveite as cavalgadas, passeios com pôneis, o mini zoológico e o lago com carpas gigantes. Durante o passeio, é possível alimentar os animais e, acima de tudo, ter um contato mais próximo com a natureza.
A praça foi inaugurada por causa da fama que a cidade possui “Cidade dos Exageros”. São diversos objetos gigantes, entre eles jogo de xadrez, joaninhas, formigas, jogo de lápis e o boneco do humorista ituano Francisco Flaviano de Almeida, o Simplício do programa humorístico A Praça é Nossa, a quem se deve todo o sucesso. Por outro lado, os mais importantes símbolos da cidade ficam na Praça da Matriz.
Diante da igreja Nossa Senhora da Candelária, é nesta praça que estão o “Orelhão de Itu” e o “Semáforo Gigante”. Os dois são os maiores símbolos da “cidade onde tudo é grande”. Mas a praça também possui diversas lojas com lembranças gigantes. Concluindo a tarde de passeios, visite o Bar do Alemão, pertinho da praça.
Em primeiro lugar, os amantes da bebida adorarão ver como é a sua produção. Localizada na cidade de Cabreúva, bem próxima de Itu, a cachaçaria foi fundada há mais de 40 anos pelos irmãos Vilela. Com produção de 500 litros por dia, a cachaça é envelhecida durante seis anos em tonéis de madeira Jequitibá. A produção é realizada no Sítio Água Comprida, um lugar totalmente arborizado e tradicional na região.
Consulte o site: https://www.cachacavilela.com.br/
Aproveite para garantir os souvenirs em tamanho gigante, que são marca registrada da cidade, e para conhecer os antiquários de Itu. Além disso, outra boa pedida para fazer compras e passear em família é o Plaza Shopping Itu, com diversas lojas e opções de lazer.
Consulte o site: https://www.plazashoppingitu.com.br/
Conhecida também como Rodovia dos Romeiros, foi inaugurada em 1922 ao lado do Rio Tietê. Ela está localizada em meio à natureza e com uma paisagem maravilhosa. A estrada é rota de muitos viajantes, turistas e romeiros que seguem destino até o Santuário de Pirapora do Bom Jesus. Posteriormente, visite a Fazenda do Chocolate, que fica na estrada. Além disso, a estrada também é uma opção para ir até Cabreúva.
A FAMA ocupa uma área central em Itu, onde antigamente funcionava uma indústria têxtil com relevância histórica e cultural para a região. O espaço é hoje a Sede da Fundação Marcos Amaro, que abriga o acervo do artista e colecionador que dá nome à instituição.
Consulte o site: https://famamuseu.org.br/
Desde 1756, conhecida antigamente por Engenho Grande, a chácara tem estilo bandeirista. Construída em taipa de pilão com seu antigo engenho preservado, chegou a produzir grande parte do açúcar da província de São Paulo. Atualmente realizam diversos passeios, entre eles a tradicional cavalgada pelas fazendas históricas e a do pôr do Sol. Certamente, um ótimo passeio para quem ama natureza.
O acervo do Museu da Energia de Itu proporciona uma viagem no tempo, contando mais de cem anos de história. Essa viagem ao passado começa logo ao entrar no museu, que está localizado em um sobrado de 1847 no centro histórico de Itu. Os visitantes são convidados a refletir sobre a influência da chegada da energia no cotidiano das pessoas e em seus hábitos. É possível conhecer desde as lamparinas a óleo até os produtos mais avançados, como os eletrodomésticos lançados no século XX. Em outras palavras, o passeio é um grande aprendizado sobre o passado.
Consulte o site: https://www.energiaesaneamento.org.br/museu/museu-da-energia-de-itu/
Inaugurado em 1995, é um considerado um monumento geológico, tendo sido tombado pelo Condephaat. O nome Varvito se deve à denominação utilizada por geólogos ao tipo de rocha sedimentar presente no local e que o torna único. O Parque Varvito faz parte de um pacote de rochas sedimentares que contêm evidências de uma extensa idade glacial de mais de 280 milhões de anos, quando um enorme manto ou lençol de gelo cobriu a região sudeste da América do Sul. Certamente, um dos grandes pontos turísticos da cidade.
Consulte o site: https://itu.sp.gov.br/meio-ambiente/parque-geologico-do-varvito/
Instituição de guarda e pesquisa de referenciais sobre a produção, reprodução, preservação e comunicação da música das diversas comunidades em Itu. Portanto, passeio ideal para conhecer mais sobre a influência da música na cidade.
Consulte o site: https://itu.sp.gov.br/meio-ambiente/parque-geologico-do-varvito/
Um dos eventos mais esperados do ano na cidade. O Rodeio de Itu ocorre há 15 anos, sempre trazendo shows de grandes nomes da música brasileira e atraindo milhares de pessoas de todo o estado de São Paulo.
Consulte o site: https://www.rodeioitu.com.br/
O Museu Republicano Convenção de Itu fica em um sobrado da Rua Barão de Itaim. Foi lá que ocorreu a Convenção de Itu em 18 de abril de 1873 e, atualmente, abriga grande acervo sobre a história da República. O Museu Republicano guarda um pouco da história e curiosidades da monarquia no Brasil. Ou seja, mais uma vez os visitantes terão uma aula sobre a cidade.
Apesar de estar localizado em Cabreúva, o templo é uma parada obrigatória para quem visita a cidade de Itu. Ele é o terceiro construído como parte do Projeto Internacional dos Templos e é considerado o maior até hoje. A arquitetura confere uma beleza que, segundo os Kadampas, acalma a mente. Um lugar lindo para tornar o seu passeio ainda mais especial!
Consulte o site: https://budismokadampa.org.br/
Chame no WhatsApp